imobilização ortopédica

Estamos em processo de formação de turmas, entre em contato informando nome, telefone, email e CPF para ficar cadastrado(a) e ser informado assim que as matrículas iniciarem!!

O  Curso de Imobilização Ortopédica será realizado aos sábados de 8:00 as 16:00 h.

O Curso, com aulas práticas e teóricas, no total de 10 horas semanais, totaliza 690 horas, sendo 390 h de aulas práticas e teóricas e 300 h de estágio. O estágio será realizado a partir do 5 mês após o início do curso.  

 

Valor do Curso: 8 parcelas de R$ 325,00*. Sendo a primeira Mensalidade, paga no ato da Matrícula. 

*Estes valores são com desconto pontualidade para alunos que pagam até o vencimento, aproveitem!

 

Sobre o Curso:

 

No momento, O Curso de Imobilização Ortopédica é um curso profissionalizante em Técnicas de Imobilização.

Quem já trabalha na área é dispensado do estágio, desde que, seja comprovado através de declaração com papel timbrado da empresa.

Atualmente, os hospitais e clínicas estão exigindo o curso para admissão de profissionais.

O aluno que já possui qualificação como Técnico de Radiologia poderá solicitar dispensa em algumas disciplinas que compõe a organização curricular do curso.

 

O Estado necessita muito de profissionais habilitados nesta área, por isso o CEFETRIES resolveu fazer uma parceria com a ASTEGO visando o aproveitamento desses profissionais que já trabalham no hospital em outras áreas, mas que desejam trabalhar na Ortopedia e desta forma oferecer um atendimento qualificado aos pacientes.

 

 

Na área de Saúde observa-se uma lacuna na oferta de profissionais devidamente formados e capacitados para a realização de atividades relacionadas a Imobilizações Ortopédicas.
Frequentemente constata-se que tais atividades são desempenhadas – não raro, por profissionais sem formação adequada e que adquiriram experiências no próprio emprego – como os denominados "práticos".
Considerando a carência de profissionais com formação específica para esta ocupação, e, mais uma vez, conciliando sua vocação e capacidade institucional às demandas dos cidadãos, do mercado e da sociedade, o CEFETRIES propõe a oferta do Curso de Imobilização Ortopédica.
O objetivo principal é a melhoria na qualidade do atendimento à comunidade nos serviços de Saúde, na especialidade de Ortopedia e Traumatologia, preparando profissionais com capacitação efetiva que integrem com adequada qualificação a equipe de Saúde.

 

Objetivos Específicos:
Capacitar os profissionais que desejam atuar na área de imobilização ortopédica;
Formar profissionais de qualidade, com capacidade e competência no desempenho de suas funções;
Aprimoramento das ações teórico – práticas, preparando o profissional para o trabalho multidisciplinar;
Proporcionar competências para cumprimento das atribuições funcionais em Imobilização Ortopédica.

Os profissionais em Imobilizações Ortopédicas estão habilitados conforme Descrição Sumária da função/atividade a procedimentos como:

 

Confeccionar e retirar aparelhos gessados, talas gessadas (goteiras, calhas) e enfaixamentos com uso de material convencional e sintético (resina de fibra de vidro). Executar imobilizações com uso de esparadrapo e talas digitais (imobilizações para dedos). Preparar e executar trações cutâneas, auxiliar o médico ortopedista na instalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual com uso de anestésico local. Preparar sala para pequenos procedimentos fora do centro cirúrgico, como pequenas suturas e anestesia local para punções e infiltrações. Comunicar-se oralmente e por escrito, com os usuários e profissionais da área de saúde.

 

ONDE TRABALHAR?

Clinicas Ortopédicas; Hospitais; Pronto Atendimento e Ambulatórios com serviço em Traumato-Ortopedia:

 

Para a Matrícula, o aluno necessita ter acima de 18 anos e o Ensino Médio Completo.

 

Documentação Necessária Para fazer Matrícula:

3 Fotos 3x4,

Xerox simples:

Cpf, Carteira de identidade,

Cartão de Vacina Atualizado,

Título de eleitor e comprovante da ultima Votação,

Comprovante de Residência

Certidão de Nascimento ou Casamento

Certificado de Reservista

Xerox autenticada: Histórico do Ensino Médio*

 *Trazer o histórico do Ensino Médio Original junto com a cópia simples, que a autenticação será realizada na própria escola.



(O aluno deve entregar toda a documentação no ato da matrícula.)

 

Download